segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A Associação Ecologista e Zoófila de Aljezur

A AEZA (Associação Ecologista e Zoófila de Aljezur) é uma associação sem fins lucrativos, sedeada em Aljezur, cujo principal objectivo é proporcionar abrigo, alimentação e cuidados médicos aos animais abandonados de Aljezur.

Em 2001, o Médico Veterinário Municipal de Aljezur era um português que tinha estudado e trabalhado na Alemanha e na Suíça. Ao contrário de muitos, ele recusava-se a abater cães saudáveis. A solução que conseguiu para evitar isso, foi criar esta associação de protecção, com o apoio e a ajuda de pessoas de várias nacionalidades, dando assim uma oportunidade de sobrevivência aos animais do canil.
O objectivo primordial da associação é tratar e esterilizar os animais, Medicá-los contra parasitas intestinais, pulgas e carraças e tentar arranjar-lhes novos lares. Estas medidas têm tido muito sucesso mas, evidentemente, acarretam muita despesa.
Este trabalho não é só realizado com os animais do canil. Também temos feito campanhas de esterilização para animais cujos donos tenham poucas posses. Tentamos melhorar a condição dos animais acorrentados, insistindo por que as correntes possam deslizar por cabos tensos, para que tenham mais liberdade de movimento e cedendo abrigos ou casotas, para os proteger das intempéries. Argumentamos que tenham sempre água e comida de qualidade. Desenvolvemos acções idênticas para gatos vadios e selvagens.
Acabar com o sofrimento de um animal é só uma pequena vitória, mas merece ser celebrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário